Matemática

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Formador Professor: Rogério
Aluna: Maria Angélica

UMA VISÃO GERAL
      Sou professora de matemática do 6º, 7º e 8º anos Ensino Fundamental das disciplinas de Matemática e Ciências da Escola Municipal José Teodoro Rodrigues bairro São João.
      Apesar de não ter formação acadêmica na área de matemática tenho muito carinho e atenção com a disciplina.

AULA DIFERENTES
      A todo tempo somos convidados a oferecer aos alunos aulas diferenciadas dos mais variados tipos de conteúdos, em salas totalmente heterogêneas, e a cada dia temos aceitado esses e outros desafios.
      Neste curso de formação pudemos nos valer de conselhos preciosos para melhorar o nosso desempenho dentro do que nos é possível fazer.

DIFICULDADES
      Na escola em que trabalho as maiores dificuldades enfrentadas  são variadas, entre elas estão a considerável quantidade de alunos repetentes , o grande fluxo de alunos transferidos e recebidos, distorção série/Idade, alunos  que faltam aulas muitos dias seguidos. Estes são difíceis mas não piores do que o baixo nível de rendimento dos alunos, 6º, 7º, 8º mas principalmente no 6º ano.

PARA MELHORAR O ENSINO APRENDIZAGEM
O que fizemos?
v  Aulas expositivas- Cartazes.
v   Gincanas Internas – Quatro Operações.
v   Aulas na sala de Informática – Linux Educacional.
v   Gincanas externas- Quatro Operações.
v   Jogos de Cálculo – Quatro operações.

RESULTADOS “OBTIDOS”
Ø  A conclusão a que chegamos é que:
      Nossos alunos tinham dificuldades gritantes acerca do que se espera dos conhecimentos prévios básicos para determinado “ano”.
      Por exemplo não se espera que um aluno no 7º ano não saiba fazer M.M.C! Não é mesmo! Então voltamos para o conteúdo e ensinamos novamente, Certo!

                                                       Sequências didáticas

                                                Gincana de matemática
 
Trabalhos e exercícios avaliativos

Ø  O resultado foi:

       O rendimento dos alunos melhorou significativamente com a nossa intervenção mas nem todos conseguiram obter os conhecimentos necessários para passar dessa etapa para as seguintes, fato que nos entristece demasiadamente, embora ainda tenhamos esperança em relação a eles.
      A indisciplina atrapalha muito as aulas ,contudo observamos que não devemos desanimar pois para a grande maioria fizemos grande diferença e muito do que não se sabia agora se sabe.
      Confessamos no entanto que uma dificuldade grande ainda persiste, a de que devido ao grande atraso em relação a determinados conhecimentos prévios(pois a maioria dos alunos não gosta da disciplina, ou gosta mas tem dificuldade), buscamos saná-los, mas com isso sempre deixamos pendências para que sejam sanadas depois porque não há mais tempo!

ESPERAMOS MELHORAS EM BREVE!

      Que os pais cobrem dos alunos mais respeito para com os professores.
      Que esses pais procurem de alguma forma auxiliar e cobrar dos filhos a participação nas tarefas propostas, principalmente as extra classe acompanhando o desempenho escolar dos mesmos.
      Ter menos alunos por turma: Para que possamos dar mais atenção individual a eles!
      Ter oportunidade de poder dar aulas de reforço sem impedir as horas atividade.
      Esperamos ter formação acadêmica oferecida gratuitamente para cursos de atuação fora da área de formação.
      Um Local especifico  e um laboratório para matemática e ciências.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário