Formador Professor:
Rogério
Aluna: Maria
Angélica
UMA VISÃO GERAL
• Sou
professora de matemática do 6º, 7º e 8º anos Ensino Fundamental das disciplinas
de Matemática e Ciências da Escola Municipal José Teodoro Rodrigues bairro São
João.• Apesar de não ter formação acadêmica na área de matemática tenho muito carinho e atenção com a disciplina.
AULA DIFERENTES
• A
todo tempo somos convidados a oferecer aos alunos aulas diferenciadas dos mais
variados tipos de conteúdos, em salas totalmente heterogêneas, e a cada dia
temos aceitado esses e outros desafios.• Neste curso de formação pudemos nos valer de conselhos preciosos para melhorar o nosso desempenho dentro do que nos é possível fazer.
DIFICULDADES
• Na
escola em que trabalho as maiores dificuldades enfrentadas são variadas, entre elas estão a considerável
quantidade de alunos repetentes , o grande fluxo de alunos transferidos e
recebidos, distorção série/Idade, alunos
que faltam aulas muitos dias seguidos. Estes são difíceis mas não piores
do que o baixo nível de rendimento dos alunos, 6º, 7º, 8º mas principalmente no
6º ano.
PARA MELHORAR O
ENSINO APRENDIZAGEM
O que fizemos?
v Aulas
expositivas- Cartazes.
v Gincanas Internas – Quatro Operações.
v Aulas na sala de Informática – Linux
Educacional.
v Gincanas externas- Quatro Operações.
v Jogos de Cálculo – Quatro operações.
RESULTADOS
“OBTIDOS”
Ø A
conclusão a que chegamos é que:
• Nossos
alunos tinham dificuldades gritantes acerca do que se espera dos conhecimentos
prévios básicos para determinado “ano”.
• Por
exemplo não se espera que um aluno no 7º ano não saiba fazer M.M.C! Não é
mesmo! Então voltamos para o conteúdo e ensinamos novamente, Certo!
Sequências didáticas
Gincana de
matemática
Trabalhos e
exercícios avaliativos
Ø O
resultado foi:
• O rendimento dos alunos melhorou
significativamente com a nossa intervenção mas nem todos conseguiram obter os
conhecimentos necessários para passar dessa etapa para as seguintes, fato que
nos entristece demasiadamente, embora ainda tenhamos esperança em relação a
eles.
• A
indisciplina atrapalha muito as aulas ,contudo observamos que não devemos
desanimar pois para a grande maioria fizemos grande diferença e muito do que
não se sabia agora se sabe.
• Confessamos
no entanto que uma dificuldade grande ainda persiste, a de que devido ao grande
atraso em relação a determinados conhecimentos prévios(pois a maioria dos
alunos não gosta da disciplina, ou gosta mas tem dificuldade), buscamos
saná-los, mas com isso sempre deixamos pendências para que sejam sanadas depois
porque não há mais tempo!
ESPERAMOS MELHORAS
EM BREVE!
• Que
os pais cobrem dos alunos mais respeito para com os professores.
• Que
esses pais procurem de alguma forma auxiliar e cobrar dos filhos a
participação nas tarefas propostas, principalmente as extra classe acompanhando
o desempenho escolar dos mesmos.
• Ter
menos alunos por turma: Para que possamos dar mais atenção individual a
eles!
• Ter
oportunidade de poder dar aulas de reforço sem impedir as horas
atividade.
• Esperamos
ter formação acadêmica oferecida gratuitamente para cursos de
atuação fora da área de formação.
• Um
Local especifico e um laboratório para
matemática e ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário